Doula: O que é | Portal Se Joga

Doula: O que é

24.Fev.2016

Gravidez | Doula

Oiii pessoal, tudo bem?

Logo que engravidei comecei a ler tudo sobre maternidade, sobre parto etc. Algumas coisas me chamaram a atenção, como o trabalho de uma doula.

Muitas pessoas nem sabem o que é, como funciona e tem uma visão deturpada da coisa.

Sempre pensei em contratar uma para o meu parto, mas minha decisão só foi tomada quando estava com 33 semanas.

Eu conversei com meu obstetra sobre o trabalho da doula e o que ele achava, aí já é um ponto muito forte, porque, infelizmente muitos obstetras são contra. O meu, graças a Deus tem uma cabeça boa e me apoiou na decisão.

Mas afinal, o que é doula, o que faz?

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve" são mulheres com ou sem formação médica que servem para dar apoio físico e emocional à gestante antes e após o parto.

Ela não faz o papel do médico, não é sua responsável técnica pelo parto, ela está lá para dar suporte para a mulher na hora de dar a luz.

Eu mesma tinha medo da doula ser uma pessoa "bicho grilo" e que fosse radical referente ao parto em hospital, até que fui me informar e fiquei muito encantada com esse trabalho.

No pré parto, que é a fase que estou, ela explica para o casal como funciona a fisiologia do parto, o que acontece com o útero da mulher, mostra fotos e ilustrações sobre a gravidez, ela te leva conhecimento de como seu corpo funciona e como ele vai funcionar na hora do parto. Te explica as fases do trabalho de parto. Achei muito legal, porque assim o casal não vai no "escuro" pro hospital, vocês já vão munidos com informações que nunca te falaram.

Depois do encontro sobre a fisiologia do parto, acontecem mais dois antes do parto, os próximos assuntos são sobre as intervenções na hora do parto na mulher e no bebê.

É muito interessante, porque você conhece os métodos que podem ser utilizados na mulher, os diferentes tipos de indução no parto, como funciona a anestesia, a episiotomia. Assuntos que você nunca ouviu falar.

É importante ressaltar que a doula vai respeitar a sua vontade, ela não vai se intrometer na hora do parto, ela estará lá para te acalmar não pra dar palpite. Você pode ligar pra doula na hora que começar a sentir as contrações, ela vai te auxiliar seja por telefone ou na sua casa, vai te acalmar, vai te acompanhar no hospital e na hora do parto. Ela fica com você após ter dado a luz, verifica se o bebê está mamando direito e dois dias depois do nascimento do bebê vai até sua casa pra ver como você e o bebê estão.

Você ainda pode contrata-la para te auxiliar na hora do banho e nos primeiros dias do bebê.

Esse tipo de serviço ainda não é tão conhecido, mas vale a pena ler e se informar.

Deixo aqui alguns links para as mamães que se interessarem:

http://www.bemgerar.com/site/profissionais/ http://www.doulas.com.br/oque.php Espero ter ajudado e clareado um pouco a mente de vocês. Tenho certeza que o trabalho da doula só vem para somar junto com o do médico e ajudar no momento mais especial das nossas vidas!!! Beijos Paula.    

Paula Stecca Stefan Segamarchi

Mãe do Pedro, casada com Mauro. Escrevo aqui e adoro, pois posso compartilhar um pouco da minha vida de casada, maternidade e filhos! Adoro cozinhar e passar as receitas pra vocês. Amo cachorros! Gosto de viver a vida intensamente e curtir a minha família e os amigos.
Email: paula@portalsejoga.com.br

Você também pode gostar!

Envie um Comentário!

Milena Gil
2016-07-02 21:28:58

Paula quero muito saber como foi seu parto. Quando sai o relato? Beijos

Bia
2017-03-30 10:57:20

Olaaa, td bem? Achei seu blog, pq agora vivo pesquisando sobre o tema maternidade, já q serei mamãe. Tb gostaria de saber sobre seu parto e indicação de médico, se foi através do plano de saúde. Bjo

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS AS NOVIDADES SOBRE PARCEIROS, PRODUTOS E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS: