"Gostaria de um orçamento para..." | Portal Se Joga

"Gostaria de um orçamento para..."

02.Mai.2011

Comportamento | Diversos

Oi meninas, bom dia!!!

Enfim, vamos voltar a nossa vida real. Hoje quero falar sobre um assunto importante que é COMO PEDIR ORÇAMENTO.

Aviso que o texto está longo e é um post/desabafo...

Pra entender um pouquinho mais o que eu quero dizer, sugiro a leitura desse post aqui da Fernanda Floret, pois é exatamente sobre isso que vou falar: e-mails que recebo pedindo orçamentos e o conteúdo desses e-mails. São duas coisas diferentes, porém complementares.

Vira e mexe eu recebo e-mail pedindo orçamento de lembrancinha, bolo, chinelo, arranjo de cabelo...exemplos:

"Gostaria de orçamento pra chá de cozinha na cidade x"

ou

"Qual valor da necessaire de lembrancinha para chá de cozinha?"

ou

"Tenho metade de uma foto de um bolo, poderia ver se você tem a foto inteira pra me mandar? Segue anexo" 


A primeira coisa que eu sinto quando recebo um e-mail desses é desgosto. Fico indignada pelo fato da pessoa simplesmente não ler e não prestar atenção que este é um blog onde posto referências do que gosto e do que não gosto, conto minha vida e divido ideias e novidades sobre casamento. Não presto serviço e não forneço nada além daquilo que considero inspirações pra nos ajudar nos preparativos, vida de casada, etc.

Só que na semana passada eu errei, e acabei respondendo de forma grosseira a uma leitora. Fiquei morrendo de vergonha depois, mas na hora estourei, já tinha recebido alguns e-mails muito sem noção aquela semana e juro, por mais sem pé nem cabeça que seja eu não consigo deixar de responder. E justo com ela respondi sem paciência, coisa que jamais eu deveria ter feito, afinal se eu disponibilizo aqui o meu e-mail, estou sujeita a receber qualquer tipo de contato, certo?  Só que o dela foi tipo o último e-mail da sexta-feira, juntou com chatices do trabalho+correria com posts do casamento real...vacilei! Não justifica, mas já fiz a burrada né!

Tudo isso me fez pensar porque eu fico tão inconformada com esses e-mails, e resolvi escrever esse post. Poxa vida, será que não está claro que esse é um espaço pessoal? Já recebi e-mails pedindo "alguma sugestão pra festa de aniversário do meu marido?", sem ao menos me contar um detalhe sobre a pessoa! Como posso palpitar a respeito de quem não conheço, não sei os gostos, não sei a personalidade, não sei a verba...é tão abrangente, envolve tantas coisas! Já coloco tanta coisa no blog, será que não é suficiente?

Depois fiquei pensando que, assim como a leitora da semana passada, muitas meninas que me escrevem algo do tipo não fazem por mal, apenas se confundem mesmo! E tem mais, simplesmente não sabem como pedir um orçamento e quais informações são importantes pro fornecedor te responder.

Então, sempre que forem pedir orçamentos, primeiro vejam se aquela pessoa realmente presta o serviço que você esta procurando ou se é só uma indicação em algum blog ou site, como é no meu caso e coloquem todas as informações do seu evento. Minha dica é que vocês deixem um rascunho com as informações básicas e só mudem o texto de acordo com a necessidade, já ajuda na correria da vida de uma noiva.

Olha minha sugestão aí embaixo:

Linhas "fixas" iniciais:
Olá, bom dia.
Me chamo Camila e vou casar dia 25/09 deste ano, em Sorocaba/SP na fazenda dos meus avós. Cerimônia e festa serão no mesmo local, com início as 19h30, para 450 convidados.

Linhas "variáveis":
Exemplo 1: Gostaria de um orçamento para 250 pares de chinelinhos, opções de modelo, cores, se há possibilidade de personalização e qual prazo de entrega. É possível receber uma amostra para conhecer o produto de perto? Por gentileza informar valor do frete para Sorocaba/SP.
Exemplo 2: Gostaria de um orçamento para Coral e Orquestra, quais as formações possíveis e se é possível ouvir as músicas tocadas por vocês através do site ou se é necessário agendar visita.
Exemplo 3: Vi no site de vocês a pista de dança "modelo x" (link: http://www.blablablaa.com.br/), e gostaria de saber se há disponibilidade na data do meu casamento, qual o valor e medidas existentes.

Linhas "fixas" finais:
Por favor enviar as formas de pagamento, se tem desconto a vista e se há possibilidade de parcelamento até a data do casamento.
Aguardo retorno.
Obrigada pela atenção,
Camila

Resumindo: seu nome, data do casamento, local da cerimônia, local da festa, horário de início, número de convidados e se houver alguma referência, cite-a, anexe a foto, mande o link...


Enfim, acho que dessa vez eu me exaltei um pouquinho sem a menor necessidade e sobrou pra uma leitora! Minhas sinceras desculpas, novamente, de verdade!!!!

Mas isso serve de alerta praquelas pessoas que tentam se aproveitar da boa vontade dos outros, que tem preguiça de procurar, que acham que vão conseguir tudo de mão beijada...não é assim que funciona!!! Tem um zilhão de blogs e sites de casamento, é praticamente impossível hoje em dia NÃO encontrar uma informação. Fora todas as redes sociais bombardeando - no ótimo sentido - por todos os lados, quem é que não tem acesso? Mas é mais fácil mandar e-mail pra menina lá do blog...

Espero que entendam a conotação deste e-mail e não me levem a mal. Amo receber os e-mails de vocês com dúvidas, angústias, alegrias, histórias e dicas. Não são desses e-mails que eu to falando. Fico super honrada por vocês contarem com a minha opinião e me consultarem sobre um assunto tão especial, uma fase tão gostosa e importante de nossas vidas, sem nem ao menos "me conhecerem"! Adoro quando tem e-mail de vocês na minha caixa de entrada, juro que faz meu dia muito mais feliz...As vezes eu demoro porque gosto de responder com calma um por um, fico pensando no caso antes, e faço isso com o maior prazer e carinho do mundo, afinal eu gosto disso e são vocês que me motivam a escrever o blog, só isso.
O objetivo principal daqui do blog é compartilhar com vocês tudo que sei, aprendi e conheci, e também pra conhecer coisas novas! Um monte de coisas eu conheci através de vocês, até padre, vocês lembram? rs.

Eu tive minha mãe e meu pai 10000000% ao meu lado me ajudando nos preparativos, um assessor excelente e fornecedores idem. Me sinto tão feliz e realizada em poder ter feito meu casamento do jeitinho que eu quis, que dar esse retorno por e-mail ou comentários, dividir descobertas, fornecedores, "achados", me colocar a disposição para ajudar, etc, é o mínimo que posso fazer em forma de agradecimento a essa oportunidade tão especial que eu tive.

Então é isso aí, to a disposição mesmo, mas aqui não tem espaço pra folga...

Beijossssssssssss


Camila Stecca Stefan

Sou publicitária, amo festas e amo viajar! Moro junto com meu noivo Dalmo, por quem sou apaixonada, e além do Portal Se Joga, sou proprietária da Dois Quartos Conteudoria, uma produtora de conteúdo. Instagram: @camilaste | Snapchat: camilaste1
Email: camila@portalsejoga.com.br

Você também pode gostar!

Envie um Comentário!

Camila Stecca Stefan Marins
2011-05-09 20:14:30

Oi Kamilla xará! Obrigada pelo comentário e pela confiança =))))
Beijos

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS AS NOVIDADES SOBRE PARCEIROS, PRODUTOS E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS: