Design de interiores :: Coluna da Arq. Letícia | Portal Se Joga

Design de interiores :: Coluna da Arq. Letícia

04.Mar.2013

Vida de casada | Decoração / DIY

"Bom dia pessoal!

Hoje quero apresentar a nossa nova colunista do blog, a arquiteta Letícia Góes. Ela é nossa leitora fiel desde o comecinho, acabamos ficando mais próximas fora do mundo virtual e então surgiu a ideia dela escrever uma coluna quinzenal aqui no blog. Nessa coluna ela irá abordar sobre arquitetura, design,decoração, tudo que a gente adora!

Esperamos que gostem e apreciem, a Letícia é uma fofa e tenho certeza que vai adorar compartilhar sobre o assunto e tirar dúvidas das leitoras que estão montando a casa nova e até mesmo daquelas que já montaram a casa mas adoooooram o assunto e estão sempre buscando novidades (como eu!). 

SEJA BEM-VINDA AO BLOG, LETÍCIA!"

                                                                                                                                                                                                                                        Camila

 

DESIGN DE INTERIORES: ESTILOS DE DECORAÇÃO

Para quem pretende reformar ou decorar, é aconselhável iniciar o processo definindo o estilo que aquele ambiente terá. Por isso, deve-se identificar aquele que seja reflexo da sua personalidade e estilo de vida. Caracterizei aqui alguns estilos, mas sem definições muito rígidas, pois no meu ponto de vista é uma questão de interpretação, onde cada arquiteto ou designer de interiores pode interpretá-los sob a sua perspectiva. Embora não haja regras, há certas características que são comuns a cada um desses estilos. Contemporâneo O estilo contemporâneo tem como princípio ambientes acolhedores, integrados e funcionais onde as linhas retas e curvas são modestas e sem exageros. Os tons predominantes são os neutros, como off-white, beges, cinzas e preto, combinados com acessórios e móveis coloridos. Texturas e tecidos aconchegantes como algodão, couro e sedas são convidativos, assim como os papéis de parede. Outra característica marcante é a mistura de elementos decorativos: peças de design assinado, recordações de viagem, fotos da família, peças com história e obras de arte têm espaço especial na decoração, mas sem excessos. 01_Montagem Contemporâneo   Moderno O estilo moderno é sintetizado pela famosa frase de autoria do arquiteto alemão Mies Van der Rohe: “Menos é mais”. Prática e minimalista, a decoração é formada por poucas e boas peças posicionadas de forma criteriosa e com design assinado, o restante deve estar organizado dentro de armários fechados ou nem existir. As linhas são, predominantemente, retas e com formas geométricas; os materiais são tecnologicamente avançados, como o aço escovado, acrílico, plástico, fibra de vidro, entre outros; os espaços são vazios e amplos, além de pouca diversidade nos acabamentos e texturas. Na paleta de cores não há muita variação: branco, preto, cinza, pontuados por apenas alguns elementos em cores fortes. 02_Montagem Moderno Clássico O estilo clássico valoriza o requinte, o luxo e os detalhes com o predomínio de formas rebuscadas. Móveis entalhados, como em estilo Luís XV ou outras antiguidades, madeiras nobres, mármores, cristais, tecidos sofisticados como seda e veludo, cortinas encorpadas e detalhes em dourado caracterizam os ambientes clássicos. As paredes são brancas ou em tons pastéis, trabalhadas com detalhes em gesso conhecidas como boiseries, fazendo um composê com quadros, espelhos e papéis de parede. Muitos adornos decoram a mobília imponente, como taças e vasos de cristal, esculturas, castiçais, velas e flores.

03_Montagem Clássico

Rústico Privilegia elementos que apelem para uma vida simples no campo e longe de toda a agitação urbana. São adornos decorativos em metal, cobre ou estanho, assim como cestos de vime e palha, cerâmico e peças feitas à mão. A madeira aparece com aspecto desgastado tanto nos móveis como nos acabamentos, harmonizando com outros materiais brutos como tijolos, pedras e concreto. Os tons utilizados neste estilo devem ser terrosos com alguns pontos de cor que remetam à natureza, como azul, amarelo e verde. Os tecidos aparecem em toalhas de mesa, tapetes e colchas com estampas xadrex, floral ou conjunto de retalhos, o famoso patchwork. 04_Montagem Rústico Retrô A decoração retrô tem um apelo divertido e despojado e é marcada por peças icônicas que sobreviveram ao longo do tempo. O mobiliário é muito característico: baixo, linhas simples, pernas pontiagudas, sofás largos e longos, cadeiras e poltronas suaves e arredondadas, pufes que encaixam tipo puzzle e bancos cromados. As tonalidades sólidas e fortes, como o laranja, verde, vermelho, amarelo, azul e cor-de-rosa, são uma referência da paleta de cores tipicamente retrô; já os tons neutros como branco e bege suavizam esse contraste. A padronagem das estampas nos tecidos, papéis de parede e outros revestimentos é vasta: desde floridos, passando por abstratos e geométricos. As texturas retrô também são diversas: felpo, plástico, vinil, veludo, rendas, missangas e contas. Quadros com arte geométrica ou ilustrações vintage e fotografias em preto e branco de inspiração Hollywood , como imagens de Marilyn Monroe e Audrey Hepburn, vão dar um ar despojado nas paredes, assim como espelhos em grandes dimensões ou vários agrupados. 05_Montagem Retrô Asiático Este estilo é fortemente influenciado pela cultura japonesa e chinesa, onde a decoração é projetada para trazer harmonia, equilíbrio e serenidade ao espaço. Os ambientes contêm poucos objetos decorativos, dando prioridade apenas aos elementos essenciais como os móveis multi-funcionais, que podem ser utilizados para diversas funções. Exemplo disso é o futon: colchão da cama tradicional japonesa, que é usado para sentar e dormir. Entre as cores usadas predomina o preto, utilizado para acentuar as formas geométricas presentes no ambiente, cinza e detalhes em cores quentes como o vermelho e dourado. Outra característica obrigatória são os arranjos florais de ikebanas e objetos como biombos, bambus, leques, palavras em japonês e tapetes de palha de arroz são sempre bem-vindos. 06_Montagem Asiático É possível ainda fazer combinações. Ou seja, mesclar itens de estilos diferentes, mas de forma harmônica, deixando o seu ambiente ainda mais charmoso! E vocês, com qual estilo de decoração se identificam?   rodapéleticia copy

Você também pode gostar!

Envie um Comentário!

Paula Stecca Stefan Segamarchi
2013-03-13 09:20:55

Oláááááá Leticia!!!! amei seus post e não vejo a hora do próximo!!! Confesso que sou bem clássica, mas meu marido é super moderno. Não quero nem pensar a hora que eu for construir hahahaha Beijos e bem vinda =)

CADASTRE-SE E RECEBA TODAS AS NOVIDADES SOBRE PARCEIROS, PRODUTOS E PROMOÇÕES EXCLUSIVAS: